sexta-feira, 12 de março de 2010

"carpe diem" or "not carpe diem"?

é engraçado... por vezes estou contente, por vezes estou triste...mas quando olho para o que tenho, para o que tenho vivido, percebo que o meu estado de espírito apenas reflecte aquilo em que tenho pensado, não tem a ver com o presente, mas sim com as situações do passado a que estou ligado naquele determinado momento.
É suposto ser assim?
Quando me ponho a pensar nestas coisas, lembro-me do "carpe diem", viver cada dia. Uma coisa, que as pessoas costumam aceitar e concordar... e eu discordo (tenho a mania que sou diferente :p)
Apenas não me parece que viver cada momento (como se não tivesse existido mais nada e como se não fosse existir mais nada a seguir) a forma mais correcta de dar algum sentido à vida. Como é que posso viver o momento, esquecendo-me do passado e correndo o risco de cometer os mesmos erros??
Como é que posso projectar o futuro, com base em momentos soltos.
Talvez seja um defeito meu, talvez uma virtude, talvez nem um nem outro, apenas uma forma de encarar a vida. No entanto, gosto de reflectir antes de agir, gosto que as minhas acções sejam coerentes ao que penso, ao que sinto, ao que sei, ao que quero fazer.
Parece-me a maneira certa de o fazer, imaginando uma casa como se fosse a minha vida...prefiro construí-la em solo firme, coerente, estável...do que em areia, ou seja, momentos soltos.

É apenas a minha visão talvez seja uma visão alternativa...mas como seria o mundo se fossemos todos iguais?

3 comentários:

  1. E que tal em vez de uma casa, montares antes uma tenda? Mais facil, nao? Digo eu assim naquela!
    E agr pergunto eu:
    Muito bem, vês a vida cm a construção de uma casa... mas dp vem uma tempestade e arrasta a casa. Q fica?

    ResponderEliminar
  2. epah..tendo em conta a comparação k fizeste... ao comparar a vida com uma casa.. realmnt knto melhor for a construção da mesma (mais sólida e tal), mais facilmente a casa resiste ás tempestades da vida :P

    mas por outro lado.. se calhar ás vezes mais vale a vida ser como uma tenda (utilizando a expressao da tua amiga Sara..) é mais fácil "reconstruir" uma tenda...do k uma casa :P

    mas bom, o k keru dizer cm isto...é k... axo importante k se pense no k já se fez, no k ja acnteceu pa n repetir os msmos erros... mas tb tem k se conseguir "eskecer" um bocado o passado pra cnseguir seguir em frente...

    além disso nao creio k o "carpe diem" keira dizer pra agires sem pensar em nda.. mas sim.. em arriscar mais e pra viveres sempre as coisas mais intensament...

    pensa menos e age mais :P

    ResponderEliminar
  3. @Sara: como aquela nossa conversa... tenho os meus amigos...poucos, mas os que tenho são bons. Para mim, eles são parte dos alicerces da minha vida. Confio neles para sempre que vier uma tempestade a casa não ser arrastada.

    ResponderEliminar